quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dicas para grávidas - #ficaadica

Não que eu seja muito experiente no assunto maternidade, mas como já ouvi dizer, "junto com o bebê também nasce uma mãe!" #fato. Fora estar aprendendo tudo deste universo através da minha experiência, li e ainda leio muito aqui na net sites e blogs que falem sobre o assunto, e assim formulo estas dicas simples e básicas que pretende auxiliar as futuras mamães e que de alguma forma também me ajudaram.

Isadora dentro da barriga da mamãe, apenas 2 dias antes do nascimento


1- Nunca é cedo para começar a arrumar o enxoval, pensar nos móveis e decoração do quarto do bebê. Você deve contar com imprevistos, por isso é melhor se adiantar do que deixar tudo para a última hora e correr o risco do bebê chegar antes de tudo estar pronto, além do mais nos últimos meses o barrigão vai estar pesado e assim fica mais difícil organizar as coisas.

2- Para comprar roupas para o bebê, vale ressaltar alguns detalhes: através do ultrassom (principalmente através do último) você terá noção se o bebê nascerá pequeno ou grande, se pesar mais que 3,500 kg nem vale muito comprar peças tamanho RN (recém-nascido); lembre-se da estação do ano, neném sente frio e calor igual a um adulto, não compre plush e soft (tecidos bem quentes) para o bebê usar no verão.

3- Tire muitas fotos de você grávida, acredite por mais que o barrigão incomode, cause cansaço e tudo mais, você sentirá falta dele. Será uma lembrança para o resto da vida!

4- Não compre tudo o que você vê em lojas especializadas para bebês, não saia por aí achando que tudo será útil, além do que você e seu bebê vão ganhar muitos presentes, espere passar o chá de bebê e depois compre o que faltar. Por exemplo, comprei uma almofada de amamentação e só usei algumas vezes, é um objeto que não faz muita falta. Em contrapartida senti falta de uma poltrona, na cama e sofá é muito desconfortável para dar de mamar, dói a coluna, é difícil para se ajeitar e também ajeitar o neném. Se você tiver grana e espaço, faça o investimento da poltrona.

5- Dicas para a saúde são: controle o sal na comida, é importante para manter a pressão arterial em dia; quando a barriga começar a crescer evite salto alto, é comprovado que o ponto de equilíbrio das grávidas estão alterados e o risco da queda é maior, além de causar dores nas pernas e inchaço; não precisa passar vontade de comer nada, mas também não é porque está grávida que precisa comer por dois, o necessário é comer bem, comer saudável; 

6- Lembre-se estar grávida não significa estar doente! Não seja chata e não fique estipulando isso ou aquilo só porque está grávida. Siga as orientações médicas é claro, mas se tudo estiver correndo bem e normalmente nada a impede de sair, se divertir e viver né! Você pode trabalhar, estudar, dirigir, namorar, tenha uma vida normal.

Bom por enquanto é isso, já está muito tarde e a Isadora tá dormindo aqui no meu braço e tá muito pesada. Em breve quero voltar com mais dicas que pretendo que as auxiliem.
Post especialmente dedicado as minhas amigas Mariana Porcino (gravidíssima do Daniel), Natália Moraes (gravidíssima da Alline) e a Andréia Russo (gravidíssima, mais ainda não sei o nome do meninão que está por vir). Beijos meninas =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário